CURSO


Apresentação


O momento social, histórico e político requer um maior envolvimento de todos e todas na preservação de conquistas sociais históricas para a sociedade em todo o mundo.

Mulheres e populações historicamente oprimidas do mundo inteiro, têm visto dia após dia, surgirem mudanças que podem por em risco liberdades que foram adquirindo ao longo da existência da sociedade civil organizada, muitas delas com o sangue e a execração pública das primeiras feministas.

Urge a reconstrução de diálogos entre as mulheres dos diferentes setores econômicos, profissionais e políticos sobre as perspectivas futuras para projetos, programas e políticas públicas vitimadas pelo argumento primeiro do enxugamento da máquina estatal que apontam para uma pluralidade de olhares sobre conceitos como desigualdade de gênero e  feminização da pobreza.

A relação entre sociedade civil organizada e os governos é organizada de um lado pelas Lideranças de Movimentos Sociais, Comunitários e  Religiosos, entre outros; e, por outro lado por políticos com mandatos no executivo e legislativo, em sua maioria são homens.

Poucas são as mulheres nos comandos dos espaços mais privilegiados do poder, e aquelas que estão ali atribuem sua participação política a ingerência de maridos, irmãos, pais e até mesmo tios e primos ou algum companheiro de luta que respeitou o nosso trabalho.

O poder definitivamente não nos pertence. Ainda.

Muitas mulheres chegam ao poder sem a menor percepção acerca da realidade sobre as outras mulheres, e sem entenderem a pluralidade de nossas lutas, pensamentos, culturas e toda a diversidade vivenciada pelos milhões de ativistas dos segmentos sociais, para além das fronteiras dos setores que representam.

Observamos que de maneira geral, mesmo com o voto feminino ter sido garantido há mais de 50 anos e existirem cotas para candidaturas de mulheres nos partidos políticos, somos a absoluta minoria em partidos políticos, direções sindicais, câmaras legislativas e gestões políticas.

Os muitos avanços nos diversos campos dos ambientes profissionais, não se refletem em mudanças na forma de se partilhar do poder.

Entretanto, o que tem sido feito para enfrentarmos esse quadro ano após ano?

Vivemos as mesmas aflições, inseguranças, angustias e ansiedades de qualquer candidato iniciante e não buscamos nos apropriar de novos saberes para o enfrentamento do pleito eleitoral com mais destreza e comprometimento coletivo.

Dentro dessa perspectiva, utilizando o conhecimento acumulado como profissionais do Direito, comprometidas com a organização social, bem como dos Movimentos Feministas criamos um CURSO EMPODERAMENTO E PARTICIPAÇÃO POLÍTICA PARA MULHERES que tem como meta dialogar com Mulheres Lideranças de Movimentos Sociais, Comunitários, Religiosos e Candidatas nas Eleições 2016 dos municípios da Região dos Lagos.

Como advogadas e membras da 20ª subseção da OAB/RJ, que abrange os município de Arraial do Cabo e Cabo Frio,  pertencentes as Comissões de Igualdade Racial e OAB-Mulher e ativistas do Movimento Feminista,  buscamos  contribuir para que mais mulheres tenham acesso a informações e conhecimentos que  possam ajudá-las em sua busca pela ocupação do espaço político.

Ressaltamos que o curso não tem convênio ou ligação com nenhum partido político ou candidatura em qualquer município e não poderá ser utilizado como programa de qualquer grupo político, sendo os  direitos de autoria reservados as idealizadoras.

O Curso ‘EMPODERAMENTO E PARTICIPAÇÃO POLÍTICA” foi apresentado no dia 20 de maio de 2016, no auditório da OAB Cabo Frio e contou com a palestra da Professora e Escritora Clarissa Lima, ativista de Movimentos Feminista, Juventude e membra da Comissão da Verdade sobre a Escravidão Negra no Brasil e que falou sobre as dificuldades e desafios de mulheres na Política Eleitoral. (veja em nosso album)
Para receberem o Certificado as participantes deverão comparecer a no mínimo 75% da agenda prevista.
Quem se interessar por alguma palestra em especial, mas não tiver disponibilidade para se comprometer com o Curso todo deve entrar em contato com a organização através do portal do Portal de Divulgação:  http://poderlugardemulher.blogspot.com.br/

Por fim, preparamos com muito cuidado as palestras que serão apresentadas e aguardamos um público interessado e participativo que sabemos estar ansioso por saber o temos para a apresentar.



Informações e Créditos

Período: Terças e Quintas a partir de 31/05/2016 até 30/06/2016
Horário: das 13 às 17 horas
Vagas: 50
Inscrições: de 21 a 30 de maio pelo formulário do blog
Característica: Presencial
Custo: Gratuito
Carga Horária: 40 h/a
Certificado: Entregue no Enceramento 01/07/2016
Idealização:  Dra. Margareth Ferreira - Idéia apresentada e aprovada na Reunião da OAB Mulher do dia 01/03/2016, elaborada apresentada ao Conselho da Subseção em 08/03/2016 onde foi aprovada.
Proposta Temática: Dras Ana Carolina, Margareth Ferreira, Marilia Tardelli e Tatiana Ribeiro
Organização: Comissão de Igualdade Racial e OAB-Mulher


Realização: 20ª SUBSEÇÃO - CABO FRIO


  Apoio: Movimento de Mulheres de Cabo Frio




Nenhum comentário:

Postar um comentário